segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Violência Inocente....

Como Pedagoga afirmo que, cada vez mais consigo ver a violência que acerca os interesses da minha filha.
Quais os interesses de uma criança de dois anos? Televisão, passeios e brincadeiras.
Na televisão, só deixo ela assistir o canal de televisão Discovery Kids, que além de ser educativo, proporciona e estimula exercícios, cidadania e consciência global.
O que foi interessante, esses dias durante a troca de canais, paramos em uma emissora que transmite o programa do Chaves, programa inocente, que faz parte da infância de milhões de brasileiros desde muitas décadas, tive a surpreendente reação da minha filha. Ao ver cenas em que os personagens se estapiavam ou faziam alguma como posso dizer: violência inocente, ela tinha uma reação de negar o que estava vendo, como se entendesse que aquilo não era legal.
Inconsequentemente, colocamos nossos filhos á prova de tudo isso, sem querer, claro, que não temos como controlar tudo que eles assistem, principalmente os adolescentes, pois, adrenalina é muito mais interessante.
Recentemente, conheci uma pessoa que disse que se curou de uma depressão assistindo apenas a documentários sobre coisas naturais. Que a televisão nos dias de hoje está "saindo sangue". Na verdade sempre foi assim, nós que apercebemos, infelizmente não temos o poder de mudar nada neste veículo de comunicação,até porque envolveria muita ética em relação aos profissionais que fazem dela seu sustento na sociedade.
Assista o vídeo que citei acima:

Esse assunto é polêmico e ficaria horas discutindo sobre isso, mais, minha filha crescerá, enquanto eu tiver o controle sobre o que é bom pra ela, com os olhos desviados de alguns certos programas, apenas após ela ter conceito do que realmente é diferente da realidade dela, quando souber o que é ficção e quando a personalidade dela estiver formada, ela decidirá o que quer ver. É uma besteira querer proteger os filhos de tudo que há de perigoso no mundo, ou pelo menos na comunidade. Mas, não posso ficar sem tentar apenas fazer uma pequena diferença pra ela. Não vou deixar ela ficar "cega"de realismo, até porque não vou mentir sobre nada, muito menos iludir a menina, pois a realidade vai estar com ela na escola, no mercado, nas brincadeiras...
Aqui, tem um video que fala sobre o exemplo que os pais são...

Verdade seja vista e dita, nem sempre somos o exemplo perfeito, vem de cultura, certo?
Mais seremos o mulher que pudermos ser... 

Beijos..

Um comentário:

  1. Oi Aline, que legal o seu blog, muito interessante este assunto "violência Inocente", com certeza tudo o que as crianças assistem, seja em casa, na escola, na tv interfere na sua vida/personalidade! beijo

    ResponderExcluir